quarta-feira, outubro 11, 2006

OBRIGADO JOSÉ CID...

Há pouco tempo, uma amiga minha deu-me a conhecer uma pérola da Música Portuguesa (sim, Música Portuguesa com letra maiúscula), datada de 1979.

Se disser que o nome da canção é “A Pouco e Pouco”, quase nada diz ao comum dos mortais que visitam este blog. Mas se disser que o autor se chama José Cid, isto já refina um pouco a questão…

É verdade… nesta canção, ficamos a saber os gostos gastronómicos de José Cid e o som emanado pela rádio que o autor ouve quando faz a barba! Senão atentem nos versos que se suguem:

“E levantas-me da cama
Depois tiras-me o pijama
Faço a barba
E dá na rádio
O Zé Cid a cantar”

(…)

“Faz-me favas com chouriço
O meu prato favorito
Quando chego para jantar
Quase nem acredito!”

No quinteto supracitado, é notório todo o marketing que gira em torno do “Grande” José Cid. E agora por mim falo: Já imaginaram a quantidade de vezes que eu me iria cortar a fazer a barba se de repente o meu rádio “disparasse” uma música de José Cid na minha direcção??? Eu já prevendo essa situação, uso a barba bem grande!!!

Na quadra seguinte o Sr. Cid (gosto de o tratar assim, tendo em conta que “Ele” é bem mais velho que eu!!!) lança um repto às suas fãs em tom de provocação “Faz-me Favas com chouriço…”. Mais naquela do… “Querem que eu vá jantar com vocês? Então façam-me favas com chouriço, que eu entre as 19h e as 20h lá estarei para encher o bandulho”.

Mais… para mim, esta letra está para o Sr. Cid, tal como o “Autopsicografia” está para Fernando Pessoa. Senão vejamos, com citações da referida letra:

É preguiçoso: “E levantas-me da cama / Depois tiras-me o pijama”

É egocêntrico: “E dá na rádio / O Zé Cid a cantar”

É (deixo ao vosso critério): “Dou um beijo no escrivão / E nem toco a secretária”

É espectador da Floribella: “Vestiste-te de branco / Uma flor nos cabelos”

Enfim…

Havia tanto por dizer em relação a tudo o que rodeia esta pérola da Música Portuguesa, mas deixo isso para uma próxima dissertação.

P.S. – Mas já agora, dêem uma espreitadela aqui

GV

3 Comments:

At 13/10/06 12:00 da tarde, Blogger mafaldinha said...

Parabéns pela "latrina", gosto do sentido de humor que imprimem aos textos (mas isso tu já sabes, não é?).
Este texto está excelente, gosto da análise aturada da poética e psicologia do Artista (com letra grande como ele merece). Devo agradecer-te teres partilhado comigo esse momento áureo da música portuguesa que é o videoclip "Pouco a Pouco" ("favas com chouriço" para os amigos) e só preciso de perguntar uma coisa: a foto era mesmo mesmo necessária? É que isso é poluição visual da mais contaminadora de sempre, quase arma de destruição massiva.
Continuem a escrever!!!

 
At 15/10/06 6:53 da tarde, Blogger menir said...

Apesar de todo o meu respeito para com esse mestre da música popular portuguesa, tenho a dizer que a malta (feminina neste caso) conseguia sobreviver muito melhor às vicissitudes da vida sem ter que ver algum tipo de imagens...

 
At 16/10/06 11:58 da manhã, Blogger mir said...

O artista é um bom artista, mas não havia necessidade de usar esta fotografia. Há quem veja o vosso blog de manhã...

 

Enviar um comentário

<< Home